CONTROLE AMBIENTAL

A fabricação do sistema FLUIDJET tem o objetivo de diminuir os problemas ambientais causados pela poluição de particulados em suspensão, controle de odores, gases, etc.

 

TRANSFERENCIAS E BRITAGENS

Os sistemas antipoluentes podem ser elaborados através de aspersão de água, formando micro gotas para captação do pó aumentando a porcentagem de umidade sem molhar o minério.
Serão dimensionados e projetados bicos aspersores na área de formação do pó gerado pelas máquinas em operação, garantindo a eficiência de redução do pó conforme normas ambientais do estado.

SISTEMAS DE LAVAGEM EM PENEIRAS

O desenvolvimento de um conceito de planta de lavagem modular e eficiente demonstra a viabilidade técnica e econômica para o reaproveitamento de materiais, incluído o processamento de minérios de baixo teor com economia de água e energia. O lavador Fluidjet e a peneira vibratória constituem-se nos principais equipamentos dessas plantas. Esses equipamentos refletem no desenvolvimento e na aplicação de tecnologias de ponta, tanto para o processo de lavagem, quanto de classificação. Há algumas vantagens do processo de lavagem por alta pressão, como, por exemplo, os excelentes resultados de limpeza do material, os baixos custos de operação e de manutenção, além de uma grande possibilidade de ajustes durante a operação. Há alguns pré-requisitos para a etapa de classificação por peneiramento, como, por exemplo, a confiabilidade do projeto e a alta disponibilidade mecânica do equipamento..

UMECTAÇÃO DE PÁTIOS

O sistema de umectação de pátios tem a finalidade de lançar água através de canhão aspersor, formando uma camada na superfície das Pilhas com o teor de umidade elevada.
O resultado obtido faz com que as partículas fiquem pesadas e com alto grau de aderência, diminuindo-se o efeito de arraste por ventos.

O sistema FLUIDJET é composto dos seguintes equipamentos:


UNIDADE HIDRÁULICA

A unidade hidráulica compõe de moto-bomba, reservatório (alimentado com água isenta de resíduos), sensor de nível, válvulas reguladoras e manômetro dimensionados conforme a necessidade do cliente para transportar o fluido até os pontos emissores de pó.

FILTRO DE ÁGUA

Caso o suprimento seja de água industrial com particulados, será necessário o dimensionamento de um filtro de água antes do reservatório garantindo a eficiência de operação.
A retro lavagem do filtro de água poderá ser manualmente pelo operador da área ou automático através de válvulas solenóides

TUBULAÇÕES

As tubulações serão dimensionadas e instaladas acompanhando os equipamentos nos pontos emissores de pó, conforme layout do cliente.
Cada ponto emissor de pó haverá válvulas de comando para abertura e fechamento de água conforme inicio e paradas de produção.

PAINEL DE COMANDO ELÉTRICO

O painel de comando elétrico será dimensionado e projetado conforme necessidade do cliente, com o melhor custo/benefício.

AUTOMAÇÃO

O sistema poderá ser totalmente automático ou comandado através de operador, conforme necessidade do cliente.